Entrevista: Ronaldo Fraga

ronaldo fraga podcast perrengue sabrina taquillla blog

 

Ronaldo Fraga é dono de uma criatividade inquieta e inconformada. Há 20 anos à frente de sua marca, ele recorrentemente faz uso dos holofotes voltados para si para jogar luz sobre tantos grupos invisíveis na sociedade. Os idosos, que ao lado de crianças, substituíram modelos na passarela da São Paulo Fashion Week, durante o desfile “Tudo é Risco de Giz” (2013), os refugiados, que, além de inspirarem a coleção “Re-existência” desfilaram usando as peças, e, mais recentemente, as mulheres trans , que deram corpo e significado às criações do seu mais recente desfile, “El Día Que Me Quieras” (ambos em 2016).

podcast perrengue sabrina abreu ronaldo fraga prog 4 blog taquilla (5)

Entrevistado no quarto episódio do #PodcastPerrengue, ele fala da sua principal motivação, para criar. Um desejo que vai além da moda ou das roupas. “Com esta onda conservadora tomando conta do mundo, nos temos que resistir. nós temos que re-existir, ressignificar, reiventar esse tempo.”

Ouça a conversa: 

Fala também da parte menos conhecida de sua carreira de sucesso comercial e reconhecimento da crítica. Embora dê a impressão de que ele nasceu com uma luz diferente bem em cima da cabeça. “Mas nada cai do céu”, ele avisa. O caminho que levou seu  trabalho a ser exposto em países como Argentina, México, Inglaterra e Japão (e que rendeu mais de mil produtos licenciados em parceria com marcas como L’occitane e Tok&Stok) foi pavimentado por trabalho duro, muitas viagens — “não é fácil ficar longe da minha família e dos meus negócios”. E por muito estudo também. Ronaldo se formou em design de moda pela UFMG, fez pós-graduação na Parsons School, de Nova York e na Central Saint Martin, de Londres. Nada como a dedicação para tornar o talento em genialidade.

podcast perrengue sabrina abreu ronaldo fraga prog 4 blog taquilla (6)

Para ver de perto:

Quem mora em BH ou visita a cidade pode conhecer um pouco mais do universo do estilista, conhecendo o Grande Hotel Ronaldo Fraga. Apesar do nome (e de eventuais telefonemas perguntando o preço e disponibilidade da diária para turistas), o espaço foi feito para hospedar ideias e fazeres. Assim, o local pode virar um Cabaré numa noite e o salão de um bailinho de Carnaval à moda antiga, num dia, num calendário de festas sazonal (com programação atualizada sempre no Instagram).

podcast perrengue sabrina abreu ronaldo fraga prog 4 blog taquilla (1)

O Grande Hotel também tem um café e uma adega para receber os visitantes diariamente, além da loja Ronaldo Fraga e de outras marcas de design de diferentes cidades do Brasil que são abrigadas (ou hospedadas) no local, de tempos em tempos, com curadoria do estilista. Vale o check-in.

podcast perrengue sabrina abreu ronaldo fraga prog 4 blog taquilla (2) podcast perrengue sabrina abreu ronaldo fraga prog 4 blog taquilla (4) podcast perrengue sabrina abreu ronaldo fraga prog 4 blog taquilla (3)

 

Sabrina Abreu

view all post
Quero comentar

Que tal compartilhar sua opinião com a gente?

By Daniele Zedda • 18 February

← PREV POST

By Daniele Zedda • 18 February

NEXT POST → 34
Share on